segunda-feira, 1 de abril de 2013

A QUESTÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO EM CAMPO GRANDE


Na cidade morena o ônibus é o meio de transporte público mais utilizado pela população. Já houve uma época em que se via uma certa competitividade entre empresas de ônibus. Na capital empresas fortes prestavam o serviço buscando apresentar mais conforto, qualidade e quantidade de veículos para atrair o passageiro. Ocorria também uma discussão saudável de livre comércio onde os diferentes empresários (os donos da Viação São Francisco, da Viação Cidade Morena, da Jaguar...) iam para a mesa de negociação com o prefeito e debatiam qual tarifa que a população ia ter que pagar. Hoje, este acordo entre a prefeitura e as empresas que prestam o serviço está comprometido já que não se pode falar em empresas (no plural) pois no caso da capital as viações de ônibus trabalham no sistema de consórcio, CONSÓRCIO GUAICURUS.
A população é quem sofre com o monopólio. A tarifa fica já acertada na porta da empresa e a qualidade de ruas e veículos é pouco questionada quando as partes se esquecem do cliente.
Perguntando nas ruas vemos que a população não é boba e sabe que o preço da passagem esta entre as cinco mais caras do país. Ela sofre com os horários de pico onde se veem esmagados os pés nos apertos dos ônibus lotados. Os ônibus demoram a passar nos bairros mais isolados e nos feriados.
Mas para quem reclamar? Para o verdadeiro dono da empresa ou das empresas (se soubéssemos quem é...) ou para o prefeito. Ai começa o empurra-empurra....


Nenhum comentário:

Postar um comentário