segunda-feira, 15 de maio de 2017

Operação Lava Jato
 
   A operação Lava Jato, que investiga um grande esquema bilionário de desvio de dinheiro envolvendo a Petrobras, empreiteiras e políticos, teve passos importantes nos últimos dias. Desde o início das investigações, foram identificadas várias empresas envolvidas. A Petrobras foi uma das primeiras a ser investigada, e tornou-se o alvo principal da Lava Jato. Porém, ainda foi descoberto o envolvimento de outras empresas construtoras, como a Andrade Gutierrez, Odebrecht, OAS, Camargo Corrêa, UTC, Engevix, Mendes Júnior e Queiroz Galvão.
    Nesta semana, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva foi ouvido pelo Juiz Sérgio Moro por cerca de cinco horas. O processo é relacionado a um apartamento tríplex em Guarujá/SP. Além disso,  Mônica Moura, esposa do ex-marqueteiro do Partido dos Trabalhadores (PT) João Santana, afirmou, em delação premiada, ter sido avisada pela ex-presidente Dilma Rousseff sobre a prisão do casal. Também alegou que ela e a ex-presidente criaram uma conta de e-mail secreta para compartilhar pautas sobre o andamento da Lava Jato.
    Outro acontecimento importante foi a decisão do ex-ministro Antônio Palocci, homem forte da economia durante a gestão petista, de negociar acordo de delação premiada. Tal decisão ocorreu depois da divulgação do conteúdo dos depoimentos do casal de marqueteiros que afirmaram que Palocci era o responsável pelo pagamento não declarado de campanhas do PT.
    Em Campo Grande/MS, houve atos em apoio a Operação lava Jato e ao Juiz Sérgio Moro nos dias 9 e 10 de maio. Manifestantes fizeram vigília em frente a Procuradoria do Ministério Público Federal. Entretanto, outro grupo de manifestante deslocaram-se de Campo Grande/MS para Curitiba/PR no dia do depoimento de Lula para apoiar o ex-presidente.
 
 
 
 
 
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário