terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Uma riqueza do Centro Oeste: o agronegócio brasileiro
 
  O agronegócio tornou-se um fator fundamental na retomada do crescimento econômico brasileiro. A participação no Produto Interno Bruto (PIB) foi a mais alta em treze anos. O Brasil celebrou a melhor safra de sua história.
  Os dois principais produtos cultivados e exportados pelo país é o milho e a soja. Este ano tiveram aumento de produção. E esta alta deve-se ao investimento no setor e também a ajuda do clima favorável  nas principais regiões produtoras.
   Um campo de inovação importante foi das empresas de tecnologia agrícola (agritechs) no controle biológico, como uso de insetos que combate pragas no campo. Tal engenharia não afeta a fauna e permite que produtores diminuam custos com agrotóxicos. Como exemplo, ovos de espécie nativas que combatem pragas são liberados nas plantações, através de drones e aviões, e os insetos que saem deles parasitam ovos das pragas, fazendo com que desapareçam com o tempo.
 Contudo, por mais que as inovações tecnológicas estão ajudando no aumento da produção, o fator logística não é positivo. Como por exemplo, nas estradas para escoar a produção, torna-se comum as longas filas de caminhões em estradas de péssimas condições.
  Assim, o agronegócio deve continuar como um campo de inovações sem volta que continuará crescendo e rendendo boas perspectivas ao país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário