terça-feira, 28 de janeiro de 2025

PREOCUPANTE: CEMTEC emite dados relativos às condições climáticas no estado do Mato Grosso do Sul em 2024

   O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima do Estado do Mato Grosso do Sul, CEMTEC, divulgou nesta segunda feira, 27 de janeiro de 2025, um balanço acerca das variações climáticas por cidades do estado do Mato Grosso do Sul no ano de 2024. 


    Segundo a análise a situação se mostra um tanto quanto preocupante tendo em vista que o ano que se passou se mostrou recordista sob vários aspectos como a crise hídrica da bacia do Rio Paraguai, temperaturas altíssimas, a forte seca que prejudicou em muito as criações de animais, principalmente de gado. Somando esses fatores, e adicionando à ação do homem em queimadas prescritas para limpeza de terrenos mas também criminosas, os ventos fortes nas planícies sopraram incêndios que devastaram campos de pastagens, plantações e principalmente a flora e fauna pantanal com centena de animais mortos.

    É possível notar que o ano de 2024 foi o mais quente durante os últimos 31 anos analisados. Vale destacar que, a temperatura média anual para o estado do MS, conforme os dados climatológicos, é 24,5°C e no ano de 2024, a temperatura média anual estadual foi de 26,1°C. A linha vermelha no gráfico mostra a tendência de temperatura do ar e, por esta análise, é possível observar que os dados indicam uma tendência positiva, ou seja, uma tendência de temperaturas mais altas.  

    Variação de temperaturas de 1994 a 2024



Temperaturas mínimas e máximas  em Mato Grosso do Sul em 2024


    A maior precipitação acumulada em 24 horas, entre os dias 01 de janeiro a 31 de dezembro, ocorreu no município de Aral Moreira/MS com registro de chuva acumulada de 231,2 mm no dia 03 de dezembro de 2024.

Incidências de chuvas em Mato Grosso do Sul em 2024


    Quando analisa-se a tabela como um todo, observa-se que os meses de primavera-verão, ou seja, entre novembro a março são os meses com maior ocorrência de acumulados significativos de chuvas, valores acima de 60 mm/24h. Durante o dia 03 de dezembro, a atuação de uma frente fria favoreceu o tempo instável no estado.



Umidade relativa do ar em Mato Grosso do Sul em 2024


    Vale destacar a criticidade e evolução dos impactos climáticos devido ao aquecimento global e ação humana que influenciam diretamente nessas mudanças que refletem na vida dos cidadãos, economia local, transporte e até mesmo na vida de ribeirinhos e indígenas que habitam remotas regiões do Pantanal Sul Matogrossense. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário