quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Baixo acesso à cultura em Campo Grande - MS

 

 

    Uma pesquisa recente do Ministério da Cultura revelou que uma parcela significativa dos moradores de Campo Grande não participa de atividades culturais como visitas a museus, teatros e concertos. O estudo, conduzido pelo Instituto Datafolha entre fevereiro e maio de 2024, entrevistou 19,5 mil pessoas com mais de 16 anos nas 27 capitais brasileiras.

    Os resultados indicam que 66% dos campo-grandenses nunca visitaram um museu, e 64% nunca assistiram a uma peça de teatro. Além disso, 89% nunca compareceram a concertos, e 85% nunca participaram de saraus. Em contrapartida, 47% dos entrevistados afirmaram ter lido algum livro nos últimos 12 meses, enquanto 26% nunca leram um livro. No que diz respeito a jogos eletrônicos, 34% tiveram contato com eles no último ano, sendo 39% homens e 29% mulheres; entretanto, 54% nunca jogaram em dispositivos eletrônicos.

    A pandemia de Covid-19 é apontada como um dos principais fatores para a redução na participação em atividades culturais presenciais, devido às mudanças nos hábitos de lazer e à diminuição da renda, que afetou diretamente o consumo de cultura. Por outro lado, houve um aumento no consumo de jogos eletrônicos e na leitura durante esse período.

    Eventos como shows musicais e festas populares apresentaram maior participação: 33% dos campo-grandenses assistiram a shows nos últimos 12 meses, e 30% participaram de festas populares. No entanto, atividades como apresentações de dança e circo ainda registram altos índices de não participação, com 62% e 45%, respectivamente, nunca tendo assistido a esses eventos.

    Esses dados destacam a necessidade de políticas públicas que promovam o acesso à cultura e incentivem a participação da população em diversas manifestações culturais, visando reduzir as desigualdades no setor e ampliar o consumo cultural na capital sul-mato-grossense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário