sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Dupla de Onças-Pintadas Intriga Biólogos no Pantanal

   

Uma dupla de onças-pintadas tem chamado a atenção de biólogos e guias na região da Caiman Pantanal, em Miranda (MS). Apelidados de Timburé e Divino, os dois machos exibem um comportamento incomum para a espécie: caminham juntos, dormem lado a lado e até compartilham carcaças e fêmeas.

Normalmente, onças-pintadas machos são rivais. Territorialistas, disputam áreas e entram em conflito pela mesma parceira. No entanto, Timburé e Divino desafiam esse padrão, convivendo harmoniosamente e sendo frequentemente avistados juntos.

Um Comportamento Raro e Misterioso

O comportamento da dupla tem intrigado os pesquisadores, que buscam explicações para essa parceria atípica. Segundo o biólogo e guia Bruno Sartori, que registrou um dos encontros com sua câmera, há diferentes hipóteses para o fenômeno.

"Os machos de onça-pintada geralmente são solitários, mas esses dois frequentemente dormem juntos, dividem carcaças e até fêmeas do mesmo território. As teorias variam desde serem irmãos até terem formado uma coalizão para dominar a área, reduzindo a competição", explica Sartori.

Se de fato formaram uma aliança estratégica, os felinos podem estar demonstrando inteligência coletiva, tomando uma decisão incomum para garantir a sobrevivência. Já a possibilidade de parentesco só poderia ser confirmada por um exame de DNA.

Sem estudos científicos que expliquem essa relação peculiar, Timburé e Divino seguem intrigando especialistas e desafiando o que se sabe sobre o comportamento das onças-pintadas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário