sexta-feira, 11 de abril de 2025

Governo de MS realiza queima prescrita inédita no Pantanal para prevenir incêndios no Pantanal

 Ação controlada no Parque Estadual do Rio Negro é pioneira e busca reduzir riscos antes da temporada crítica de queimadas em 2025

 O Governo de Mato Grosso do Sul deu início a uma ação inédita de prevenção contra incêndios no Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro. Pela primeira vez, o Corpo de Bombeiros realizou a técnica de queima prescrita, método controlado que elimina vegetação seca e cria barreiras naturais, reduzindo o risco de queimadas durante a temporada de incêndios florestais de 2025.

A operação começou no último domingo (6) e mobiliza 42 profissionais, incluindo bombeiros, técnicos do Imasul, Prevfogo/Ibama, ONGs e pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Toda a ação é feita de forma gradual e monitorada para garantir a segurança de pessoas, animais e do ecossistema local.

De acordo com o major Teixeira, do Corpo de Bombeiros, esta é a primeira vez que a técnica é aplicada em uma unidade de conservação do Pantanal sul-mato-grossense. “O objetivo é avaliar os resultados e replicar a estratégia em outras áreas protegidas. A meta é reduzir os danos à fauna, à flora e às propriedades vizinhas”, explicou.

 


 A atividade faz parte da política estadual de
Manejo Integrado do Fogo, e reúne esforços de diversas instituições, como a UFMS, Ibama, Imasul e entidades da sociedade civil. Para o professor Geraldo Damasceno Júnior, da UFMS, antecipar esse tipo de ação é essencial. “Com o fogo usado de forma controlada e ações educativas, conseguimos evitar grandes desastres ambientais”, afirmou.

Antes da queima, entre os dias 3 e 5 de abril, foram promovidos treinamentos com trabalhadores rurais da região, em uma iniciativa coordenada pelo Instituto Terra Brasilis com apoio do Ministério do Meio Ambiente e do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Com uso de tecnologia, como caminhões equipados com tanques de 7 mil litros e jatos d’água de longo alcance, a ação ganha mais agilidade e eficiência no combate direto ao fogo. Segundo o sargento Matheus, os veículos permitem combater focos enquanto avançam lentamente pelo terreno.

A operação, que segue até a próxima semana, tem apoio da Semadesc, PMA, Defesa Civil, Instituto Terra Brasilis, Wetlands International Brasil, Mupan, entre outros. O foco é antecipar ações preventivas para garantir mais proteção ao bioma e mais preparo para enfrentar os incêndios florestais previstos para o período de seca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário