terça-feira, 1 de abril de 2025

O Dia que Durou 21 Anos

No dia 31 de março, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (ADUFMS) exibiu o documentário "O Dia que Durou 21 Anos", com a presença da vereadora Luiza Ribeiro e de seu assessor Paulo Phelipe. 


O evento proporcionou uma análise aprofundada sobre a influência dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 e suas consequências para a democracia brasileira após o regime autoritário que perdurou por mais de duas décadas no Brasil. A produção, dirigida por Camilo Tavares, traz documentos confidenciais, gravações da Casa Branca e entrevistas que revelam como o governo norte-americano articulou e apoiou a derrubada do presidente João Goulart.

Um dos destaques do documentário é a Operação Brother Sam, um plano dos EUA para fornecer apoio militar e logístico ao golpe caso houvesse resistência. Além disso, a obra detalha o papel da CIA e da diplomacia americana na consolidação da ditadura, que resultou em censura, perseguições políticas e violações dos direitos humanos.

Após a exibição, houve um debate sobre o impacto desse período na democracia brasileira, com reflexões sobre como os acontecimentos do passado ainda repercutem no cenário político atual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário