terça-feira, 15 de março de 2016

Brasil - Acolhimento e Hospitalidade

O Brasil tem a característica típica de seu povo, de acolhimento, hospitalidade e auxílio ao próximo. Não apenas com os seus nacionais, mas o Brasil também acolhe milhares de imigrantes em seu território, dentre eles, e bem recentemente, sírios que fogem dos conflitos naquele país, tem buscado refúgio no Brasil.

Nos últimos quatro anos, o Brasil se tornou o principal destino de refugiados sírios na América Latina. Segundo estatísticas do Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), o país abriga atualmente cerca de 1.600 cidadãos sírios reconhecidos como refugiados – o maior grupo entre os aproximadamente 7.600 refugiados que vivem no país, de mais de 80 nacionalidades diferentes.

Em face disto o CONARE adotou em outubro de 2013, uma Resolução Normativa para desburocratizar a emissão de vistos para cidadãos sírios e outros estrangeiros afetados pela guerra e que solicitam refúgio no país. Com a aprovação pelo CONARE, da maioria das solicitações de refúgio relacionadas à guerra na Síria, o numero destes tem aumentado consubstancialmente.

Os refugiados chegam ao Brasil Sozinhos ou em grupos familiares, e são atendidos por organizações não governamentais, com o apoio da Agência da ONU para Refugiados - ACNUR, do Governo do Brasil e do setor privado. Após um período de adaptação, os refugiados têm conseguido reestruturar suas vidas e voltar a fazer planos para o futuro.

É uma preocupação da sociedade brasileira as condições de vida do povo sírio aqui no Brasil, uma vez que fogem das dificuldades impostas pelos conflitos em seu país, na busca de condições melhores aqui no Brasil, e são aqui acolhidos, merecem um apoio digno do governo e da sociedade como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário