segunda-feira, 2 de abril de 2018

31 de março de 1964

            No último dia 31 de março de 2018 registrou-se o 54º aniversário que marca o início do Regime Militar no Brasil. Após anunciar as Reformas de base do Plano Trienal, o governo de João Goulart estava enfraquecido e com forte oposição de setores mais conservadores da sociedade. Embora o dia 31 de março tenha se consagrado como data histórica, foi na madrugada do dia 02 de abril que o Presidente do Congresso Nacional anunciara a vacância do cargo. Na outra semana, o Congresso indicou Humberto de Alencar Castelo Branco como Presidente da Republica.
             O Regime durou 21 anos e contou com cinco presidentes militares. Neste período, o mundo estava polarizado com a corrida armamentista da Guerra Fria, e havia setores ideológicos antagônicos no país. Embora marcada por uma guinada no campo econômico no início do Regime,  duras críticas são feitas ainda hoje ao período pelos excessos cometidos em relação aos direitos civis e políticos cassados na época.
            Em 1985 o poder foi devolvido aos civis com a eleição indireta do Presidente Tancredo Neves. O mesmo acabou não assumindo o cargo em função de problemas de saúde. Seu vice, José Sarney assumiu o poder e comandou o país por cinco anos, período da elaboração da Constituição atual do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário