sexta-feira, 1 de março de 2019

BARRAGENS DE MINERAÇÃO NO CENTRO OESTE

Há 19 barragens de mineração no Mato Grosso do Sul, sendo 15 de minério de ferro e quatro de manganês. De todas elas, 3 são classificadas como "B", de acordo com a Matriz de Categoria de Risco e Dano Potencial Associado da ANM, possuindo índice ALTO na Categoria de Risco e Médio para Dano Potencial Associado. As 3 estão localizadas em Corumbá.

No Mato Grosso, são 67 barragens de mineração, a maioria ligadas à extração de ouro. 9 delas são classificadas como "B", de acordo com a Matriz de Categoria de Risco e Dano Potencial Associado da ANM, possuindo índice ALTO na Categoria de Risco e Médio para Dano Potencial Associado. Elas estão localizadas em Poconé, Cuiabá, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Nova Xavantina e Rio Branco.

De todas elas, 3 foram construídas no método de alteamento a montante, o mesmo das barragens de Mariana e Brumadinho, cidades mineiras onde ocorreram os maiores desastres recentes no país. O Ministério de Minas e Energia definiu que todas as barragens brasileiras construídas nesse método devem ser extintas. São elas:
  • Barragem Sul, da Vetorial Mineração, em Corumbá-MS;
  • BR Santa Felicidade, da Filadelfo dos Reis Dias, em Nossa Senhora do Livramento-MT; e
  • B5, da Mineração Apoena SA, em Nova Lacerda-MT.




Nenhum comentário:

Postar um comentário