quinta-feira, 14 de março de 2019

OCUPAÇÃO DO DIRETÓRIO CENTRAL ESTUDANTIL DA UFMS

Acadêmicos da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) ocuparam a sala do Diretório Central dos Estudantes (DCE) nesta quarta feira, 13 de março de 2019.
A ocupação se deve ao fato da Reitoria, descumprindo uma resolução do ano de 2015, que prevê aviso de um ano de antecedência para a desocupação do espaço, determinar que os acadêmicos integrantes do DCE desocupassem a sala em 48 horas.
Segundo Agnes Viana, do Centro Acadêmico de Pedagogia, o DCE está nesse prédio a mais de 27 anos e já ocupou um espaço muito mais amplo na UFMS e que foi perdendo esse espaço físico gradativamente, ficando hoje com essa sala que tem pouco mais de 49 m² e que tem, para os estudantes, um significado histórico, devido ao tempo que é ocupado pelo Diretório e que não houve dialogo ou aviso prévio por parte da Reitoria para que o assunto fosse levado a Assembleia, pelo DCE.
A Reitoria alega que o espaço será usado para estudantes cotistas e oriundos de minorias que não tem a mesma condição financeira que a grande maioria dos alunos da UFMS, (quilombolas, indígenas, etc), porém esses alunos, que reivindicam um espaço físico na UFMS, não concordam com a retirada do DCE do espaço que se encontra.
A ocupação não tem prazo para terminar e segundo o advogado do movimento estudantil, Gialyson Correa, a saída é entrar com um mandado de segurança para que a sala permaneça com o DCE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário