Capacitação profissional, incentivo ao empreendedorismo e promoção da mobilidade social. Esses são os pilares do MS Qualifica, programa que oferece cursos gratuitos em Campo Grande e no interior de Mato Grosso do Sul. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) e a Funtrab (Fundação do Trabalho de MS).
Os cursos são voltados especialmente aos beneficiários do programa Mais Social, mas também estão abertos a outros interessados. Apenas entre os inscritos no Mais Social, já são mais de 5 mil pré-inscrições em mais de 110 opções de qualificação, com destaque para as áreas de beleza e gastronomia — as mais procuradas.
Em Ponta Porã, Livrada Carvalho é um exemplo de quem aproveitou a oportunidade. Beneficiária do Mais Social, ela se inscreveu no curso de bolo de pote com o objetivo de gerar renda. “No momento, estou desempregada. O benefício do Mais Social já ajuda muito, e esse curso me interessou porque gosto de vender. Também me inscrevi no de salgado. Quero fazer todos que puder”, relata.
Essa foi a primeira experiência de Livrada com um curso de culinária. “Gosto de cozinhar, mas só sei o básico. Se fosse para pagar, eu não teria condições”, conta.
Já Alex Divino da Cruz, único homem da turma, também vê nos cursos uma chance de mudar de vida. “Quero aprender para futuramente empreender, fazer doces e salgados, e conquistar minha renda. Estou disposto a fazer tudo o que puder para construir meu futuro”, afirma.
A turma de Livrada e Alex aprendeu a preparar diferentes tipos de bolo de pote, sob a orientação da professora de gastronomia do Senac Letícia Soares. “Eles aprenderam duas massas – pão de ló tradicional e de chocolate – além de recheios como ganache de chocolate branco e ao leite. A ideia é dar uma base para que possam usar a criatividade e criar suas próprias receitas”, explica.
Letícia destaca que adapta o conteúdo para a realidade dos alunos, utilizando ingredientes acessíveis e incentivando alternativas econômicas. “Se uso algo muito caro, pode desanimar. Então mostro possibilidades reais de empreender com baixo custo, para que possam começar mesmo de casa”, diz.
Segundo ela, a procura pelos cursos tem sido intensa. “É gratificante ver pessoas querendo estudar, aprender e transformar suas vidas. O mais motivador é ver alunos saindo daqui dizendo: ‘quero estudar mais’.”
As pré-inscrições podem ser feitas pelo site: https://ww3.ms.senac.br/cursos/ms-qualifica. A matrícula é finalizada presencialmente, no primeiro dia de aula, no local do curso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário